12 de jun. de 2008

Os portugueses que deram certo

O Flavio, amigo brasileiro que mora aqui, define os ingleses como "os portugueses que deram certo". Olha a historia abaixo, e diz se nao faz sentido... perder no TREM uma pasta escrito UK TOP SECRET 'e qualquer coisa...

2/06/2008 - 06h09
Funcionário que perdeu documentos confidenciais é suspenso no Reino Unido
Publicidade

da Efe, em Londres

O funcionário britânico que esqueceu em um trem documentos secretos sobre o Iraque e a rede terrorista Al Qaeda foi suspenso nesta quinta-feira, informou o governo do Reino Unido.

O funcionário, cuja identidade não foi divulgada, foi interrogado como parte de uma investigação interna, depois que os documentos perdidos foram achados em um trem que fazia o trajeto entre Londres e o condado de Surrey (sul da Inglaterra).

Aparentemente, a decisão de suspender o funcionário foi tomada no final da noite de ontem, depois que o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, soube do incidente.

O funcionário trabalha para a unidade de Segurança e Inteligência do Governo, e seu trabalho consiste em elaborar análises sobre determinadas situações de segurança, motivo pelo qual estava autorizado a tirar documentos de seu escritório.

Os dados foram achados há poucos dias em um envelope por um cidadão que decidiu entregá-lo à rede de TV BBC, que ontem revelou a história.

O governo decidiu abrir uma investigação interna sobre o caso, e a Polícia Metropolitana de Londres também faz a sua.

Segurança nacional

Os textos são altamente secretos, e por isso seu extravio tem conseqüências para a segurança nacional, segundo a BBC.

Os documentos incluem uma avaliação da situação de segurança no Iraque, encomendada pelo Ministério da Defesa, e outra do perfil atual da Al Qaeda, solicitada pelo Ministério de Exteriores.

Os papéis estão classificados como "Uk Top Secret", e cada uma das sete páginas contém a advertência que só podem ser lidas pelas autoridades de Estados Unidos, Austrália e Canadá, segundo a BBC.

Aparentemente, os documentos não contêm nomes de pessoas ou locais que pudessem ser utilizados por grupos terroristas.

No final de 2007, o governo já havia passado por um escândalo semelhante, após a perda de um disquete que continha nomes e números de contas bancárias de milhões de pessoas que recebem subsídio infantil.

O disquete foi perdido após ter sido enviado por correio de um escritório do governo para outro.

Nenhum comentário: