27 de nov. de 2009

Tocqueville

 

Vou ter que postar aqui um adjetivo que meu amigo Saul me enviou hoje após ter lido meu blog pela primeira vez…. segundo ele eu sou…. " You're a modern day Tocqueville with a rental car from Hertz" …. Para quem não sabe, Tocqueville é um dos pais da ciência política e da sociologia, um francesinho abestalhado que ficará putinho com os resultados da revoluçao francesa, veio para os Estados Unidos e ficou deslumbrado como a democracia aqui era "for real". tudo bem que a descrição dele era elitista, típica de alguém que usava peruca e pó branco na época, mas o fato é que ele mapeou com uma considerável precisão as estruturas de classes e grupos de poder na sociedade americana e deu base para o entendimento de como as sociedades se governam dentro do sistema democrático (leia democracia aqui como o governo em que o povo vota). Para quem não sabe, parte 2, Hertz é uma empresa que aluga carros para pessoas como eu que são turistas sem peruca e sem pó branco na cara que querem ir conhecer as praias e tirar fotos de montanhas. como você pode ver é uma forma democrática de fazer turismo gasolinado na cidade (democracia aqui leia-se como tudo aquilo que eu com meu próprio reino interno decido onde aplicar os recursos de meu país-bolso-furado).

Logo, ser um Tocqueville com um carro Hertz é um grande elogio! Em tupiniques, seria o semelhante a chamar alguém de Maria Antonieta com passagem da Gol comprada, ou de Pedro Vaz de Caminha com um crédito a ser usado na 1001.

Fabro
Posted by Picasa

Nenhum comentário: