6 de jul. de 2009

So na Inglaterra II

Endereço de espião-chefe britânico sai na internet


LONDRES - Sir John Sawers, que desde 2007 é representante do Reino Unido na ONU, está sendo vítima do Facebook. No mesmo dia (16 de junho) em que se anunciou que ele será o próximo chefe do MI6, o serviço secreto britânico, sua mulher colocou 19 fotos das férias do casal no Facebook, a página da web que pode ser visitada por qualquer um dos seus cerca de 200 milhões de usuários.

Lady Shelley Sawers não tinha configuração de segurança e fazia uso intenso dessa rede social, na qual podiam ser vistos familiares e amigos da família e até conhecer-se seu endereço e o dos filhos. Também há foto dele em trajes de banho.

Depois que o jornal inglês "The Mail on Sunday" publicou as fotos e a notícia, no domingo, as fotografias foram retiradas do Faceboook. Mas a essa altura, amigos da rede social do Facebook de Lady Sawers já haviam enviado mensagens de felicitações pelo novo cargo do marido, a quem chamavam de Tio C.

- Sir John e sua família estão há décadas nos serviços de inteligência britânicos e seria de esperar que gente assim não cometesse tais erros - recriminou o presidente da Subcomissão de Antiterrorismo da Câmara dos comuns.

Outros políticos e especialistas assinalaram que o tipo de informação que Lady Sawers tornou público poderá vir a abrir caminho a chantagens, e houve pedidos de abertura de inquérito.

- É um desagradável lapso na segurança que vai requerer muito dinheiro para consertar - alegou Anthony Glees, diretor do Centro de Estudos de Inteligência e Segurança da Universidade de Buckingham.

Nenhum comentário: